Por não terem valor comercial, os peixes de água doce nativos são frequentemente negligenciados, apesar da sua extrema importância nos ecossistemas fluviais. Trata-se de um dos grupos taxonómicos mais ameaçados à escala mundial, em consequência de um conjunto de ameaças que inclui a destruição de habitats, contaminação por poluentes e alterações climáticas decorrentes do aquecimento global. Este workshop pretende servir como um contributo para um conhecimento sólido acerca destas espécies, das ameaças que enfrentam e das medidas de conservação que podem ser implementadas para minimizar o seu risco de extinção.
Pretende-se que, no final deste workshop, os formandos saibam identificar as principais espécies nativas de peixes de água doce; adquiram noções acerca dos principais métodos e técnicas de amostragem para fins científicos; e adquiram noções teóricas acerca das ferramentas actualmente disponíveis com vista à conservação destas espécies.
Data: 10 e 11 de Abril de 2015
Sessões teóricas: sexta das 18h30 às 21h30, sábado das 9h30 às 12h30
Sessão prática: sábado das 14h00 às 18h00
Número de formandos: mínimo 10, máximo 20
Inscrições e informações: centro.biociencias@ispa.pt
Público-alvo: Este workshop destina-se a estudantes de Biologia ou de áreas relacionadas com as Ciências Naturais, técnicos na área do Ambiente, professores do Ensino Secundário e interessados na temática.