Estudos concluídos

  • 2010

- Plano de Medidas Compensatórias do Relatório de Conformidade Ambiental do Projecto de Execução do Aproveitamento Hidroeléctrico do Alvito. Medidas relativas ao Meio Aquático. Contratante: Bio3

 

- Componente Biológica do Relatório de Conformidade Ambiental do Projecto de Execução do Aproveitamento Hidroeléctrico do Alvito. Componentes relativas ao Meio Aquático. Contratante: Bio3

 

- Componente Biológica - Execução de trabalhos diversos associados à DIA do Aproveitamento Hidroeléctrico do Alvito. Estudos de monitorização da ictiofauna. Contratante: Bio3

 

 

 

- Componente Biológica do EIA do Passeio Marítimo de Albufeira. Estudo de monitorização da ictiofauna. Contratante: Bio3

 

  • 2008

- Componente de Inventariação da Ictiofauna do EIA do derrame de hidrocarbonetos em Vala Nova, Benavente. Contratante: Ambiflux, LDA. Cliente final: Environmental Resources Management

 

  • 2007

- Projecto de recuperação do rio Alviela (bacia do Tejo). Ecótono – Consultores em Ambiente e Ordenamento. Cliente final: Hidroprojecto.

 

  • 2006

- Análise do comportamento da lampreia marinha, Petromyzon marinus, no troço terminal do rio Douro - Planeta Vivo – Centro de Investigação Ambiental, Lda  (Integrado no Plano de Recuperação dos peixes migradores da Bacia Hidrográfica do Rio Douro)

 

- Repovoamento da Lagoa de Pataias com Achondrostoma oligolepis (ex Rutilus macrolepidotus). Colaboração com a Câmara Municipal de Alcobaça.

 

  • 2005

- Comparação molecular das formas de Narcissus scaberulus Henriq. em áreas situadas dentro e fora do sítio da Rede Natura - Instituto para a Conservação da Natureza.

 

– Estudo de Monitorização Ambiental da autoestrada A2 (Descritor de Ictiologia) - 2ª fase. Ecótono – Consultores em Ambiente e Ordenamento. Cliente final: Brisa.

 

  • 2004

– Estudo de Monitorização Ambiental da autoestrada A2 (Descritor de Ictiologia) - 1ª fase. Ecótono – Consultores em Ambiente e Ordenamento. Cliente final: Brisa.

 

– Estudos para a central de ciclo combinado de Sines (Componente “Biologia Marinha”). Hidroprojecto, Engenharia e Gestão, S.A.

 

  • 2000

- ALMADA, V.C., GONÇALVES, E.J. & HENRIQUES, M. - Relatório Final referente à “Inventariação e ecologia da ictiofauna do substrato rochoso da costa Arrábida/Espichel”. Relatório Técnico. Instituto da Conservação da Natureza, PNA.

 

  • 1998

- ALMADA, V.C., GONÇALVES, E.J. & HENRIQUES, M. - Relatório Final referente ao Levantamento socio-económico das actividades dependentes do meio marinho da costa Arrábida-Espichel. Relatório Técnico. Instituto da Conservação da Natureza, PNA.

 

  • 1993

- Parecer sobre a criação de uma área marinha protegida na costa Arrábida/Espichel. Documento elaborado ao abrigo dos protocolos de colaboração entre o Serviço Nacional de Parques, Reservas e Conservação da Natureza (SNPRCN), através do Parque Natural da Arrábida (PNA), a Secção de Biologia Marinha (SBM) do Departamento de Zoologia e Antropologia da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, e a Unidade de Investigação em Eco-Etologia (UIE) do Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA) (em colaboração com E.J. Gonçalves, P. Ré, E. Carqueijeiro, M. Henriques).

 

  •  1989

- ALMADA, V.C. - Eco-Etologia de Salaria pavo Risso, 1810 (Pisces: Blenniidae) no Parque Natural da Ria Formosa. S.N.P.R.C.N.

 

  •  1987

- ALMADA, V.C. - Parecer Relativo ao Projecto de Aquacultura de Camarão (Penaeus japonicus) na Salina do Ferro (Tavira). S.N.P.R.C.N.